Polimento Técnico
O Polimento Técnico é uma das partes mais importantes do processo de detalhamento de automóveis, pois tem o maior efeito na aparência de um veículo.

A maioria dos enceramentos e esmaltes automotivos não remove imperfeições como manchas de água, redemoinhos e arranhões – é por isso que o polimento desempenha um papel tão importante em fazer a pintura de um carro brilhar. Depois que um carro é completamente lavado e seco, o objetivo do polimento é remover quaisquer imperfeições no revestimento transparente do carro que podem fazer com que a pintura pareça opaca.
O polimento é dividido em algumas etapas, são elas:
Corte: Nesta etapa o profissional cuida da lataria do veículo como um todo, eliminando riscos e imperfeições.
Refino:A etapa do refino é onde o profissional que está realizando o procedimento realiza o processo de polimento com extremo cuidado para os detalhes. É nesse ponto que todas imperfeições do carro devem ser corrigidas.
Lustro:Nesse momento o profissional está preocupado em dar maior enfoque para o destaque do veículo. É aqui que o veículo ganha o brilho e os produtos que protegerão o veículo.
Para realizar cada etapa demonstrada acima é necessário a utilização de um equipamento primordial durante o procedimento: A lixadeira roto orbital, esse equipamento permite que a boina de polimento gire em torno de seu próprio eixo, o que é primordial para conseguir um bom resultado.

cristalização ou espelhamento
Na segunda etapa do procedimento o profissional deve realizar a técnica de cristalização ou espelhamento do veículo. Ressalta-se que, apesar de na prática as duas técnicas citadas sejam diferentes, seu objetivo final é o mesmo, a diferença é que, para cristalizar é utilizado uma resina própria para esse procedimento, já no espelhamento é utilizado uma cera especial.